terça-feira, 17 de novembro de 2009

Batemuma vs. SAPO

Ao ver-se confrontado com uma dúvida em relação à sua ligação de acesso à internet, o Batemuma não hesitou em contactar o serviço de apoio ao cliente do SAPO na esperança de obter a tão desejada resposta para a sua questão. É precisamente esta troca de e-mails que aqui reproduzimos na íntegra para apreciação e deleite de todos. Palavras para quê?
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Eis como tudo começou:
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"Olá!
Chamo-me Batemuma e sou cliente SAPO ADSL com o username as*******@sapo.
Actualmente estou a pagar um tarifário até 24 Mbps de cerca de €35, tendo o meu acesso limitado a 4 Mbps (penso eu, mas verifico velocidades um pouco superiores, não sei se actualizaram a velocidade da ligação) e com um limite de tráfego internacional de 24 GB.
Ora vendo os actuais tarifários do SAPO, como por exemplo o de 8 Mbps que custa cerca de €25 e com um tráfego internacional ilimitado (com factura electrónica e débito directo, ou mediante a activação de tráfego ilimitado com o custo de €7,44), considero o meu actual tarifário desadequado e caro.
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A minha dúvida é: será que a minha linha suporta uma ligação de 8 Mbps, e se não o SAPO diminuirá a velocidade de tal ligação para ficar estável?
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Com os melhores cumprimentos
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Batemuma."
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Após profunda reflexão, o Batemuma obteve a seguinte resposta (nada padrão, diga-se de passagem) do SAPO:
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"Caro cliente,
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Obrigada pelo seu contacto.
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Qualquer dificuldade relacionada com quedas de ligação, falha de sincronismo e velocidades de sincronização abaixo das contratadas, poderá estar relacionada com qualidade da linha, modem, microfiltros ou qualidade do sinal e distância da linha.
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De modo a resolvermos a situação será necessário efectuar um despiste para tentarmos isolar o factor que está a causar a anomalia.
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Se tiver qualquer aparelho analógico convencional, como um atendedor de chamadas, aparelho de fax, central telefónica, ou outros, ligado sem microfiltro, tal irá interferir com o sinal ADSL provocando variadas anomalias tais como: perda completa de sinal, velocidades lentas, demora no modem em sincronizar o sinal, quedas frequentes de ligação, entre outras.
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Deverá experimentar remover todos os telefones e outros aparelhos e todos os microfiltros existentes na sua residência e ligar directamente o Modem/Router a uma das fichas RITA, se possível com o cabo original e sem passar por qualquer microfiltro.
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Caso a situação persista, pedimos que nos contacte novamente, indicando os seguintes dados:
Marca e modelo do equipamento (modem ou router);
Versão do sistema operativo Windows;
Username de acesso;
Número de telemóvel de contacto.
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Para mais informações estamos sempre disponíveis através do email suporte@acesso.sapo.pt, e pelo 707 22 72 76, ao valor abaixo indicado*.
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Obrigada e até breve,
Alexandra Batista
Apoio ao Cliente
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SAPO ADSL. Vive a assapar
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*Tarifário: com origem na rede fixa: 12 cêntimos por minuto; com origem nas redes móveis: 30 cêntimos por minuto. Facturação ao segundo após o primeiro minuto. Valores com IVA à taxa de 20%.
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Sabia que no SAPO ADSL pode beneficiar gratuitamente de tráfego ilimitado, bastando para isso activar o Serviço de Débito Directo e Factura Electrónica?"
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No entanto, e apesar da boa vontade do apoio ao cliente do SAPO (claramente expressa na resposta fornecida), esta pareceu não satisfazer o Batemuma, que não perdeu tempo e voltou de imediato à carga:
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"Caros Srs. do serviço de suporte ao cliente
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O meu nome é Batemuma e sou cliente SAPO ADSL com o username as*******@sapo.
Enviei para o serviço de suporte do SAPO, há alguns dias, um e-mail sobre uma mudança de tarifário, pois estou descontente com o meu actual tarifário.
Obtive a resposta abaixo citada dos vossos serviços de suporte.
Considero a resposta abaixo totalmente desadequada. Esta resposta revela que ou não leram o meu e-mail ou não o compreenderam.
A minha situação não se prende com qualidade de linha ou de sinal, e já agora informo que há já algum tempo, aquando da última actualização gratuita da velocidade da minha ligação por parte do SAPO, verificou-se que a linha suportava apenas até 4.1 Mbps, tendo sido verificado por um técnico vosso que se deslocou ao meu domicílio; este técnico verificou também que esta limitação estava apenas relacionada com a linha em si, e não com filtros, modems, routers, cabos, PCs, software ou qualquer outro factor. Não sou ignorante em informática nem em ligações e sistemas de redes.
Antes de responderem por favor consultem os dados de cada caso, que estão aí registadas todas as ocorrências.
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Sendo eu um cliente já com alguma antiguidade do serviço SAPO ADSL, acho que merecia o mínimo de consideração e tratamento adequado neste caso!
E volto a repetir a questão anterior:
Eu tenho actualmente um tarifário SAPO ADSL até 24 Mbps, pagando cerca de €35. Eu possuía anteriormente o tarifário de 8 Mbps, sendo que a minha ligação estava limitada a 4 Mbps, pelo SAPO, para garantir a estabilidade da ligação pois a linha não suportava mais na altura.
Fizeram um upgrade ao meu tarifário de 8 Mbps para 24 Mbps, sem informarem-me de nada, e actualmente verifico que a minha ligação possui pouco mais que os 4 Mbps que já existiam anteriormente. Desta forma nao estou a usufruir deste tarifário, e tendo em conta que o actual tarifário de 8 Mbps, mesmo com tráfego ilimitado (activado ou por adesao à factura electrónica e débito directo), fica sempre mais barato, gostava de mudar o meu tarifário.
A minha duvida é: ao mudar de tarifário para 8 Mbps, irão mexer na velocidade da ligação? E será que a linha suportará essa velocidade?
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Agradecia que respondessem brevemente e de forma esclarecedora.
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Com os melhores cumprimentos
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Batemuma."
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Agora sim! Este último mail, de cariz mais rude, parecia destinado a surtir efeito. Após cuidada deliberação, não restou ao serviço de apoio ao cliente do SAPO outra opção a não ser responder ao Batemuma com um mail ainda mais padrão que o primeiro! Vejamos:
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"Caro cliente,
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Obrigado pelo seu contacto.
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Informamos que dispõe do tarifário 4 Mb.
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Mais informamos que as velocidades que comercializamos são velocidades máximas de acesso. A velocidade real depende das condições técnicas e da localização da sua linha telefónica bem como do nível de utilização dos websites a que acede.
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A mensalidade a cobrar varia, assim, de acordo com o tarifário escolhido pelo cliente e com as velocidades máximas possíveis para cada linha telefónica.
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Para mais informações estamos sempre disponíveis através do e-mail suporte@acesso.sapo.pt, e pelo 707 22 72 76, ao valor abaixo indicado*.
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Obrigado e até breve,
Sónia Ramos
Apoio ao Cliente
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SAPO ADSL. Vive a assapar
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*Tarifário: com origem na rede fixa: 12 cêntimos por minuto; com origem nas redes móveis: 30 cêntimos por minuto. Facturação ao segundo após o primeiro minuto. Valores com IVA à taxa de 20%.
.Sabia que no SAPO ADSL pode beneficiar gratuitamente de tráfego ilimitado, bastando para isso activar o Serviço de Débito Directo e Factura Electrónica?"
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Para terminar, resta-nos dizer que, tanto quanto sabemos, a tão importante ligação à internet do Batemuma não sofreu qualquer alteração. Aparentemente, ficou finalmente esclarecido com a "resposta" obtida.

1 comentário:

Anónimo disse...

muito triste